Portaria Remota ou Portaria Virtual

É comum essas tecnologias serem confundidas e gerarem certa insegurança por parte dos síndicos e condôminos na hora de contratar os serviços. A diferença entre a portaria virtual e remota está no processo de gestão condominial. Na portaria inteligente e virtual é possível realizar o controle do acesso ao condomínio remotamente e alguns dos problemas com o uso dessas soluções está ligado a falha do sistema causada pela instabilidade da internet ou falta de energia.

A portaria remota, além de monitorar os acessos ao condomínio à distância, há diferenciais que proporcionam o monitoramento do condomínio 24 horas por dia, por meio de um sistema único e totalmente integrado. Para facilitar o processo do acesso ao condomínio, é obrigatório a instalação de uma eclusa, isso evita que pessoas não autorizadas entrem no condomínio pegando “carona” com outro visitante ou morador. Além disso, pode evitar a tentativa de assaltos ou pessoas mal intencionadas. 

A portaria remota é uma solução mais completa que exige um investimento maior na instalação que inclui: câmeras, chaves de acesso personalizadas de acordo com permissões para cada morador, eclusa para pedestres, contato direto com zelador e condôminos, aparelhos e tecnologias que garantam a autonomia da portaria em caso de falta de luz ou instabilidade na rede de internet. 

Controle de acesso pela Portaria Virtual e Remota

O controle de acesso de ambas é eficaz, porém cada uma possui suas vantagens. Na Portaria Virtual o morador precisa estar presente em casa para liberar o acesso do visitante, por meio do interfone.

Porém não há suporte disponível 24h por dia, o síndico deve tomar todas as atitudes e responsabilidades, caso algum problema aconteça.

Já a Portaria Remota o processo se torna mais “autônomo” pois não é necessário que o morador esteja presente em casa podendo liberar o visitante onde ele estiver, por meio de uma ligação telefônica ou pelo registro, através da central de atendimento e monitoramento contratada permitindo o acesso via QR Code ou  “chave de acesso” registradas por aplicativos oferecidos pela empresa, fazendo o processo de entrada do visitante mais personalizada e segura ao condômino e síndicos sobre a movimentação de pessoas e prestadores, resolver falhas quando acontece uma queda de energia ou de internet a remota está preparada para acionar seus geradores de energia de emergência a 24h por dia.

Na Portaria Virtual quando isso acontece todo processo é realizado de forma mais lenta ou pode não ser resolvida já que o síndico terá que agir sozinho sem nenhuma tecnologia, suporte ou equipe externa disponíveis para orientá-lo

Demanda menos investimento?

O investimento de ambas as portarias depende, mas a Portaria Remota precisará de um investimento mais elevado se comparada a Portaria Virtual por demandar de diferentes tecnologias e softwares de segurança.

A longo prazo esta pode trazer inúmeras vantagens e benefícios que a Portaria Virtual não traz como o corte de custos de funcionários e diminuição das despesas de manutenção.

Qual devo escolher?

Toda decisão sobre a segurança condominial, deve ser discutida através de uma assembleia com moradores e síndicos. Dessa forma as soluções oferecidas podem ser avaliadas e discutidas para que se escolha a melhor e mais adequada às exigências dos condomínios e garantir a segurança de todos.

Deve ser avaliado antes da contratação da empresa que implantará a Portaria Remota ou Virtual quais suas vantagens, se a empresa escolhida é ética e eficiente, é importante que os síndicos e condôminos avaliem alguns pontos como: Custo de implementação? Se vale o retorno sobre o investimento? Tecnologia e equipamentos oferecidos são de ponta? A empresa possui reclamações trabalhistas?

Possuem funcionários suficientes e qualificados para atendimento 24h por dia, para atender aos chamados dos moradores, visitantes e prestadores de serviço? Respondem às reclamações se omitindo ou resolvendo os problemas? 

 Após avaliar estes pontos com cuidado e dedicação, escolha a melhor empresa para seu condomínio ou empresa.

Previous Post
Newer Post

Leave A Comment

Nenhum produto no carrinho.

X