Facilities

O que é facilities? Você já se perguntou o que o termo significa? Bem, de forma geral, ele está ligado a tudo aquilo que vem para facilitar os processos do dia a dia de uma empresa, sem estar ligado a ela realmente. Trata-se ainda de um termo novo, mas a tendência é crescer integrando pessoas, lugares e processos, com o propósito de melhorar a qualidade de vida das pessoas e a produtividade.

Um profissional de facilities é responsável pelos serviços prestados à corporação, como em condomínios, hospitais e shoppings. É ele que elabora um planejamento estratégico das operações, mantendo a atenção aos serviços essenciais para o funcionamento da empresa contratada. Isso porque, em cada organização, este profissional poderá solucionar os problemas, dimensionar recursos, planejar sua aplicação, para, dessa forma, tomar a decisão e solução correta para a empresa.
Uma organização pode contratar uma empresa terceirizada, a qual vai disponibilizar o pessoal que irá suprir uma demanda de limpeza ou segurança, com o objetivo de otimizar e simplificar o dia a dia dos colaboradores, podendo ser dividida em categorias ou áreas, de acordo com o tamanho ou necessidades de cada cliente.

Muitas empresas acreditam que facilities são todas as atividades de apoio que não estejam diretamente ligadas ao negócio principal, o que inclui desde as tarefas de manutenção predial e do bem-estar dos colaboradores até tecnologias utilizadas nos processos. Quando entendemos o que é facilities, conseguimos perceber seus benefícios, podendo colaborar com grandes empresas, já que elas não precisarão mais focar em atividades menores.

Uma das vantagens é a redução de custo, em particular com aquelas tarefas que têm uma baixa frequência. Isto acontece não somente pelas inúmeras facilidades disponibilizadas para as organizações, mas também por ter a oportunidade de terceirizar atividades como limpeza, conservação, segurança, recrutamento e seleção, proporcionando economia de tempo e de recursos para suas atividades.

É importante saber também que a terceirização é uma atividade auxiliar que abrange e coordena atividades de manutenção predial, trazendo muitos benefícios, como:

  • Redução de custos e otimização de recursos.
  • Cumprimento de indicadores rígidos de qualidade.
  • Padronização da equipe terceirizada.
  • Coordenação de Recursos Humanos.
  • Disponibilização de infraestrutura.

Dependendo da organização, os benefícios podem se estender ainda mais. Dessa forma, colaboradores podem focar em áreas importantes para o sucesso de atividades da empresa, facilitando a gestão de tarefas, por contar com um time de colaboradores experientes e qualificados para as atividades que irão exercer no dia a dia, que conseguem oferecer um trabalho de qualidade ao cliente. Quando gestores não precisam se preocupar com o andamento de tarefas secundárias, eles podem focar no desenvolvimento e melhoria de suas atividades que demandam mais tempo e dedicação. Mesmo que sejam atividades de apoio, os serviços oferecidos pela área de facilities não devem ser deixados de lado. Afinal, eles são fundamentais para o funcionamento dos processos internos e para a promoção do bem-estar no ambiente de trabalho.

Muitas empresas entendem que uma facility é toda atividade de apoio que não esteja diretamente ligada ao core business do negócio, o que inclui desde as tarefas de manutenção predial e do bem-estar dos colaboradores até as tecnologias utilizadas nos processos do dia a dia, como os sistemas de CRM e help desk. Quando entendemos o que é facilities, conseguimos perceber mais facilmente seus benefícios. A área pode colaborar tanto com grandes empresas (que não precisam focar em atividades menores) quanto com os pequenos negócios. Isso porque uma das maiores vantagens desse setor é a redução de custos, especialmente com aquelas tarefas que têm uma baixa periodicidade.

Assim, os recursos e colaboradores podem ser realocados para áreas importantes para o sucesso das atividades, como vendas, marketing e Customer Success. E a gestão das tarefas de apoio fica a cargo de uma empresa especializada. Além disso, empresas que prestam serviços terceirizados costumam ter um time de colaboradores experientes e qualificados para as atividades. Como são especialistas naquela área, eles podem oferecer um trabalho de ponta que, do contrário, talvez nem chegasse a ser feito.

Outro ponto de destaque é que, com o auxílio de uma área de facilities, é possível focar no produto da empresa. Independentemente do tamanho do negócio, quando os gestores não precisam se preocupar com a execução e o andamento de tarefas secundárias, seu tempo pode ser focado no desenvolvimento e melhoria de suas atividades.

No entanto, vale lembrar que mesmo que sejam atividades de apoio, os serviços oferecidos pela área de facilities não devem ser deixados de lado. Afinal, eles são imprescindíveis para o bom funcionamento dos processos internos e para a promoção do bem-estar no ambiente de trabalho.

 

Nenhum produto no carrinho.

X